27 de abr. de 2010

Bolo de Abóbora e Cenoura


Hummm... só de olhar as fotos tenho água na boca de lembrar o sabor deste bolo! É realmente maravilhoso.
Esta receita é do site ptitchef, de onde recebo diariamente por email um cardápio com 3 sugestões de pratos. Dei uma "modificadinha", mas nada que altere a receita original. Te encorajo a fazê-lo, pois realmente é uma experiência maravilhosa desfrutar a riqueza de sabores deste bolo.
Falando em riqueza de sabores, você já parou pra pensar em quantas coisas maravilhosas e saudáveis Deus criou pra nós? Temos a tendencia hoje em dia de optar por comidas rápidas, e que a maioria das vezes são carregadas de conservantes e nada saudáveis. Mas, mesmo com a correria do nosso dia a dia é possível buscarmos opções mais saudáveis em alimentação e estilo de vida. A bíblia é uma fonte inesgotável de alimento saudável para nossa mente, alma e espírito. Ela tem saúde para nosso casamento, família, filhos, amigos, relacionamentos, enfim... nela você encontra o remédio de Deus para qualquer circunstância! Porisso medite nela diariamente. E alimente teu espírito com este alimento super saudável.

Ingredientes do bolo:
  • 350 ml de óleo (utilizei azeite porque não posso imaginar esta quantidade de óleo entrando no meu corpo, o sabor ficou bem acentuado, da próxima vez utilizarei metade de azeite e a outra metade de óleo para ver como fica)
  • 700 grs. de abóbora (sem casca) cozida em água com uma pitada de sal (escorra!) e triturada no mixer
  • 02 cenouras raladas
  • 04 ovos
  • 300 grs. de açúcar (se preferir utilize açúcar mascavo, ou meio a meio)
  • 100 grs. de nózes picadas
  • 100 grs. de passas (hidrate-as com 1/2 xícara de água morna para ficarem bem macias)
  • 01 colher de (café) canela em pó, (coloquei também a mesma medida de cravo em pó)
  • 350 grs. de farinha de trigo (se preferir uma opção mais saudável, utilize 150 grs. de farinha de trigo integral e 200 grs. de farinha branca)
  • 02 colheres de (sobremesa) de fermento em pó
  • farinha de trigo e margarina sem sal para untar a forma
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno em 180 graus, numa tigela misture os ovos com o açúcar e o óleo (azeite), eu preferi bater estes ingredientes na batedeira. depois manualmente vá misturando o puré de abóboras, as cenouras raladas, a farinha, as nozes, as passas, a canela em pó, e vá envolvendo bem os ingredientes, e por fim adicione o fermento em pó e misture bem. Em uma forma untada e enfarinhada, despeje a massa e deixe assar por aproximadamente 60 minutos. Retire do forno e deixe amornar e desenforme.

Minha variação da receita! Cobertura:
O bolo por si so já é maravilhoso, mas... eu quis aproveitar uns ovos de páscoa que tinham sobrado em casa, então fiz a cobertura de chocolate que você vê na foto. Numa panela leve ao fogo baixo uma caixinha de creme de leite (200 grs.), quando estiver bem aquecido (não deixe ferver!), despeje 1/2 de um ovo de páscoa picado (ou 200 grs de chocolate ao leite), apague o fogo e mexe vigorosamente para o chocolate derreter, jogue por cima do bolo e delicie-se!

Este bolo fica bem molhadinho e macio! Você pode usar uma forma redonda para desenformá-lo depois, mas... eu fiz numa retangular mesmo, despejei a cobertura e depois de frio cortei aos pedaços p/ servir. Não durou nem 24 horas :)