25 de mai. de 2010

Caldinho de Bacalhau

Nada melhor que em dias frios (como os que tem feito nestes dias) como tomar um caldinho bem quentinho! Estes caldos me dão a sensação de aconchego, carinho, amor... Tem coisa melhor que desfrutar destes momentos em família ou rodeadas de amigos? Para mim, estas são as verdadeiras riquezas da vida!!!
Esta receita além de ser bem fácil de fazer, é econômica, pois ela é feita das partes do bacalhau que geralmente desprezamos. É verdade!!! Ela foi feita a partir da pele do bacalhau, do dorso de espinhas, barbatanas.... Você pode dizer um "Ecaaaa!!!" bem grande ao ler isto tudo, mas não seja preconceituoso(a), estamos em tempos de "não desperdiçar absolutamente nada", e o sabor e o resultado, valem a pena contra qualquer tipo de preconceitos!
Na nossa vida espiritual também acabamos por "desperdiçar" muitas coisas que a principio parecem "ruins", mas que ao final produzem um resultado bom e maravilhoso em nossas vidas. Na verdade, nunca queremos "provar, degustar" as "provações e dificuldades" ao longo de nossa caminhada com Deus mas, elas servem para nos nutrir espiritualmente, nos fortalecer, e fazer de nós verdadeiros cristãos, não apenas medíocres e convencidos, mas verdadeiros em nossa fé e convicções bíblicas.
"Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida"
Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tiago 1:12

Vamos á receitinha do caldinho...
Ingredientes (P/ 4 pessoas):
  • partes de sobras de bacalhau (pele, espinha dorsal, barbatanas, etc...), bem lavados e desalgados.
  • 01 litro de água filtrada e fria
  • 1/2 litro de água filtrada e fervente
  • 01 cebola grande bem picadinha
  • 03 dentes de alho (grandes) amassadinhos
  • azeite á gosto, 01 colher (chá) de manteiga
  • pimenta do reino, e sal á gosto
Preparo:
Em uma panela coloque as partes de bacalhau para ferverem com um litro de água, deixe cozinhar bem até reduzir o líquido pela metade. Coe o caldo do cozimento do bacalhau e reserve.
Das partes do bacalhau que foi cozido, retire o que for "carne" do bacalhau e desfie com as mãos, reserve.
Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola, junte o bacalhau desfiado e refogue um pouco, junte o caldo do cozimento, e deixe apurar, aos poucos vá acrescentando o restante da água já fervente, prove o sal e se necessário salgue á gosto, moa u pouco de pimenta do reino e desligue o fogo. Já está pronto o caldinho de bacalhau! Sirva com mini ezinhos bem quentinhos, e uma deliciosa manteiguinha... hummmm

Esta receita permite muitas variações, se quiser um caldo mais encorpado faça a seguinte variação:

Caldinho de bacalhau com batatas:
Descasque 02 batatas grandes e corte-as em cubinhos, quando acrescentar o caldo do bacalhau reservado, junte também as batatas e proceda com o cozimento até que as batatas estejam macias, não deixe cozinhar muito senão elas desmancham.

Outra variação ótima, e um pouco "sofistique", caso você queira impressionar seus convidados, é servir o caldinho em porções individuais com uma camada por cima de pão e queijo, fica delicioso!!! Segue a receita da variação abaixo:

Caldinho de bacalhau gratinado:
04 fatias (de 02 cm. de espessura) de pão italiano
150 grs. de queijo mussarela ralado misturado com 50 grs. de queijo parmesão ralado (divididos em 04 porções iguais)
Após o preparo do caldinho (como explicado na receita), divida-o em 4 partes iguais em tigelinhas para sopa, ou em panelinhas (tipo le creuset) individuais. Coloque uma fatia de pão sobre cada uma e despeje a mistura de queijos sobre o pão. Leve ao forno para gratinar o queijo e sirva em seguida.