19 de mai. de 2010

Pavê de ameixa com doce de leite

Gente! Isto aqui é tudo de bom...
Tive como base a receita de Edú Guedes (to podendo hein!), mas... fiz umas adaptações(zinhas) de acordo com "meu gosto", mas postarei a receita de Edú Guedes na íntegra, e ao lado vou colocar as minhas alterações, assim cada um opta por fazer de acordo com seu gosto.
Tenho muita curiosidade pra saber porque este tipo de doce chama-se "pavê", na verdade deveríamos chamar de "pacumê".... hehehe, alguém resiste apenas a "ver" uma coisa deliciosa como esta??? Eu com certeza não! Agora é engraçado, que com a Palavra de Deus, muitas vezes nos limitamos apenas no "pavê", e não entramos no "pacumê"... não sei se estão me entendendo, mas hoje em dia tem uma infinidade de bíblias, de todos os tipos, leras, tamanhos, capas, desenhos, e etc... E o pior de tudo é que com tantas novidades acabamos por comprar várias delas... que ficam lindamente expostas em nossas estantes. Mas, com a bíblia não podemos nos limitar em olhar pra ela e dizer "que linda"! Temos que "comer" a palavra de Deus diariamente, temos que ter fome dela, nos enchermos dela, e o melhor de tudo, é que a Palavra de Deus é o alimento mais saudável, mais rico em nutrientes, e o mais simples pra nossa vida, alma, espírito, e pra sermos espiritualmente saudáveis! Se você ainda não comeu sua porção de hoje, corra!!! Pegue a sua e delicie-se! E agora... te ensino a delicia ai da foto, com certeza dá um pouquinho mais de trabalho do que ler a bíblia :), mas é muito gostosa também, e rende bem!

Ingredientes:

  1. 3 xícaras de (chá) de doce de leite (utilizei um pote de doce de leite da marca aviação)

  2. 1 xícara de (chá) creme de leite sem soro (equivale a uma lata mesmo)

  3. 2 1/2 xícaras de (chá) ameixa em calda (sem caroço)

  4. 1 xícara (chá) de calda de ameixa (se você comprar em lata, utilize a calda que sobra na lata)

  5. 1 xícara de (chá) de suco de limão (utilizei apenas 1/2 xícara)

  6. 1/2 xícara (chá) de água (p/ humedecer os biscoitos)

  7. 1/2 xícara (chá) de calda de ameixa (p/humedecer os biscoitos)

  8. 4 colheres de (sopa) suco de limão (p/ humedecer os biscoitos)

  9. 2 pacotes de biscoito tipo champagne (eu prefiro fazer pavês com biscoito tipo maizena, utilizei-os pra fazer a receita e gostei muito do resultado final!)

  10. 1 caixinha de creme de leite fresco (bate chantilly) para a cobertura (este item foi por minha conta, mas ficou maravilhoso! hehehe)

  11. 200 grs. amendoim torrado e triturado (este item também não faz parte da receita original, foi por minha conta que acrescentei e deu um toque especial de crocância a sobremesa!)

  12. ameixas em calda á gosto para decorar
Modo de Preparo:
Numa tigela, misture o doce de leite com o creme de leite até ficar bem homogéneo, (itens 1 e 2) reserve.
Bata a ameixa no liquidificador com a calda de ameixa e o suco de limão, (itens 3,4, e 5) reserve.
Misture á água, a calda de ameixa e o suco de limão (itens 6,7 e 8) formando a caldinha que você irá utilizar para humedecer os biscoitos. reserve.
Bata (conforme as instruções da embalagem) o creme bate chantilly - sem açúcar! Pois o prato é bem docinho já!, deixe na geladeira reservado

Montagem do pavê:
Numa travessa (eu utilizei uma retangular como você vê na foto, mas se preferir pode ser oval), coloque uma camada do creme de doce de leite, cubra com os biscoitos humedecendo os antes na calda, coloque por cima uma camada do creme de ameixas, e salpique os amendoins por cima, repita a sequência, e após finalizar, cuba todo o pavê com o chantilly fresco, decore com as ameixas reservadas, e um pouco de amendoim, e eu ainda coloquei um pouco de cobertura de caramelo comprada pronta p/ sorvetes na decoração.

Infelizmente esqueci de tirar fotos do pavê já cortado, provavelmente foi que eu perdi a concentração com tantos sabores deliciosos explodindo na minha boca ao provar esta gostosura! Ficou tão bom, que no dia do aniversário do meu Pai eu repeti a receita e levei pra casa dele pra comer de novo hehehehe!