5 de nov. de 2010

Cheesecake de Blueberry light

Apesar do nome "difícil" esta sobremesa é fácil e rápida para fazer! Os ingredientes são um pouquinho mais difíceis de encontrar, mas em bons supermercados você encontra tudo o que vai precisar para fazer. Não desista, o sabor vale a pena qualquer esforço!
Falando em nomes difíceis, alguma vez você parou para meditar sobre os nomes difíceis que existem na Bíblia, pode até ser que você queira escolher um deles para quando tiver um filho, mas se for difícil, o duro vai ser a criança explicar depois o significado e a origem do nome dela para os amiguinhos de escola rsrsrsr. Mas, em meio aos nomes complicados encontramos um que não é tão difícil, e um personagem que foi notório (biblicamente falando) seu nome era Jabez! O problema de seu nome não era ser difícil de se falar, era o significado dele: "com dores dei a luz", puxa! sua mãe deve ter sofrido um bocado para tê-lo (1Cr.4:9), com um nome assim ele estava fadado a ser um perdedor, mas Jabez fez diferença, Ele orou e confiou em Deus, numa oração simples e poderosa seu destino foi mudado! (1Cr.4:10), se você pensa que está fadado ao fracasso, seja ousado, e faça como Jabez, ore confiadamente ao Senhor, Ele escutará a tua oração, e com certeza Ele fará diferença em sua vida!
Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 1Crônicas 4:1
Vamos ao cheesecake!

Ingredientes:
1 pacote de biscoito (tipo maizena)
3 colheres (sopa) de margarina light
1 pote de nata (se preferir substitua por uma ricota light, e 1 copo de leite desnatado)
1 pote de blueberry congelado (ou se vc. encontrar pode ser o fresco)
1 xíc. (chá) de adoçante de uso culinário
1 lata de leite condensado light
1 gelatina de frutas vermelhas, ou amora light
100 ml. de água fervente
chantilly pronto para decorar

Modo de Preparo:
triture os biscoitos no liquidificador, passe para uma tigela e misture bem a farofa de biscoito com a margarina light (em temperatura ambiente), forre uma forma redonda que solte o fundo (própria para tortas), e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 5 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Leve ao fogo numa panela o adoçante com a frutinha blueberry, deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, ou até que fiquem macias, mas não cozinhe muito pois elas não podem se desfazer. Coe as frutinhas e reserve, e leve ao fogo a caldinha até que ela diminua um pouco e engrosse um pouquinho. Reserve para a decoração.
Dissolva a gelatina na água fervente e deixe esfriar, despeje no liquidificador e junte a nata e o leite condensado light, bata bem até ficar cremoso. Despeje este creme numa tigela e delicadamente incorpore as frutinhas (blueberrys), despeje sobre a massa de biscoitos e leve á geladeira para gelar e firmar (aproximadamente 3 horas ou mais). Antes de servir, retire o aro da forma de fundo removível, e decore com a calda de blueberrys e com chantilly comprado pronto como na foto, na hora de servir, corte fatias triangulares e faça na lateral mais larga uma bela pitanga com chantilly.
É deliciosa e tem um pouco menos de calorias, se vc. fizer com a ricota, vai precisar primeiro bater a ricota no liquidificador com o leite desnatado até virar um creme, e depois juntar o leite condensado e a gelatina. Também fica deliciosa e um pouco menos calórica.
Bon Apetit!