17 de ago. de 2010

Risoto de Alho Poró


Amo risotos! E este aqui é um dos meus preferidos, pois combina com tudo. E você pode usá-lo como base, e ainda incrementá-lo com alguns ingredientes especiais (veja as dicas logo abaixo da receita). Servi este risoto junto com o "carneiro com cebolas carameladas", mas você pode servi-lo com apenas uma saladinha de entrada, ou com um file mignon grelhado, ou sozinho, pois ele vale por uma refeição, e é facinho de fazer!
Hoje, foi um dia "dolorido" para mim rsrsrs... estive com muita dor de cabeça, e fui parar no pronto-socorro, a melhor parte do dia foi voltar pra casa, e comer uma sopinha que a minha mãe havia feito (estava congelada no freezer), a sopa tinha gosto de "amor e aconchego", é tudo o que precisamos depois de uma tarde num pronto socorro :)
E além da sopinha, tinha várias mensagens no meu FB e no Twitter de pessoas queridas que estavam orando por minha recuperação! Como é bom sentir este carinho, cuidado e amor dos irmãos! Ao meu ver, preparar uma comida com carinho para os seus "queridos" é uma grande demonstração de amor e cuidado. E com certeza o risoto ai da foto é uma ótima opção!
E olha só que versículo lindo na palavra de Deus, fala sobre o alimento, e sobre a cura de Deus, e de como Ele nos abençoa!
E servireis ao SENHOR vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. Êxodo 23:25

Ingredientes (para 6 pessoas)
  1. 2 medidas de arroz arbóreo (ou outro tipo de arroz próprio para risotos)
  2. 02 colheres de (sopa) manteiga (ou margarina se preferir)
  3. 02 colheres de (sopa) de azeite extra virgem
  4. 1 cebola média bem picadinha
  5. 6 dentes de alho espremidos
  6. 2 talos de alho poró limpos e fatiados (fatias fininhas)
  7. 1 caixinha de creme de leite, ou 1 potinho de queijo cotagge (é uma opção mais light! e é a que tenho usado no momento)
  8. 100 grs. de queijo parmesão ralado, ou a mesma quantidade de queijo pecorino (este é mais caro, mas tem um sabor bem acentuado e dá um toque especial ao risoto)
  9. 1 taça de vinho branco seco, caso não goste, não precisa usar!
  10. uma chaleira com água filtrada e quente e sal á gosto
Modo de Preparo:
Aqueça uma panela, e acrescene nela o azeite, e a manteiga, deixe derreter e em seguida refogue a cebola, o alho e o alho poró, espere murchar um pouco e em seguida acrescente o arroz arbóreo, deixe fritar um pouco, jogue o vinho branco e espere evaporar um pouco mexendo sempre, em seguida vá acrescentando a água aquecida até cobrir o arroz, e deixe ir cozinhando, salgue á gosto, e vá acrescentando água até que os grãos fiquem cozidos e macios, não deixe a água secar! A textura do risoto é sempre "cremosa e empapada", depois de cozido, acrescente o queijo ralado, mexa bem, e em seguida o creme de leite (ou o queijo cotage), mexa bem até que fique bem incorporado ao risoto e sirva em seguida!

Dicas:
  • Risoto é um prato que deve ser feito e consumido na hora, porque depois de feito, ao passar um tempo, ele pode perder a textura cremosa, e então o seu prato ficará comprometido. Deixe sempre pra fazer por ultimo e bem pertinho a hora de servir.
  • Você pode "incrementar" este risoto, acrescentando na hora do cozimento alguns camarões, ou um pouco de bacalhau dessalgado e desfiado (cuidado com o sal!)
  • Outra variação bem gostosa é acrescentar depois de pronto, duas xícaras de rúcula bem picadinha, e 100 grs. de tomate seco (picado).
  • Use sua imaginação, e agregue ingredientes que você gosta, e crie seu próprio risoto! E por favor, compartilhe comigo a sua nova receita, ficarei muito feliz!