13 de jan. de 2012

Rabanadas da Pra. Zê

Esta é uma receita tradicional de Natal, mas ela não foi inventada para o Natal, e sim para reaproveitar as sobras de pão amanhecido de uma forma “muito saborosa”. Existem muitas maneiras de preparar a rabanada, alguns fazem um chá a base de canela, casca de limão e algumas outras especiarias para "molhar" o pão, outros utilizam o vinho do porto para umedecê-las ao final do preparo. Não importa a forma de preparo, como é delicioso comer uma rabanada quentinha, principalmente no Natal, afinal... Como diz o prato da foto ai abaixo: Calorias de Natal a gente não conta! Mas, você pode fazer rabanadas sempre que quiser, e tiver uns pãezinhos sobrando.
Esta receita é da minha querida amiga e Pra. Zenilde Ferraz, e são deliciosas! Vale a pena comprovar fazendo e provando a receita desta forma. Caso você não tenha batedeira, você pode bater os ovos com um foie, ou um garfo, e fazer a receita mesmo assim, o resultado vai ficar um pouco diferente, mas não vai influenciar no sabor delicioso.

Uma pequena meditação bíblica para você:

Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. 
João 6:33


Você já comeu deste pão? O pão da vida? O pão enviado por Deus?Em todas as culturas o pão é um alimento imprescindível, em cada país ele pode mudar em sua forma, textura e sabor, mas sempre está presente na mesa no dia a dia em todo o mundo. Mas, o Pão que Deus enviou para nós, muitos ainda não provaram, é o pão da Vida, a Salvação, e Ela vêm do Seu filho Jesus Cristo, nosso Salvador. Se você tiver fome do Pão da Vida, Deus vai te saciar, com o verdadeiro pão. Aproveite! Coma deste pão e tenha vida eterna e abundante!



Receita:
                                      Ingredientes:

  • 1 Pão especial para rabanadas (é encontrado em boas padarias, principalmente na época das festas), ou pão francês (amanhecido)
  • 1 caixa de leite comum
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 ovos
  • açúcar á gosto
  • canela em pó á gosto
  • óleo p/fritar
                                      Preparo:
Fatiar o pão de rabanada na espessura de dois dedos de largura, 
Misturar o leite com o leite condensado num recipiente e reservar.

Bata as claras em neve, até que fiquem firmes e depois junte as gemas uma a uma formando um creme.

Molhe as fatias de pão na mistura de leites, e em seguida no creme de ovos, e imediatamente mergulhe no óleo quente para fritar, virando dos dois lados.

Depois de fritos passe as fatias no açúcar com canela à gosto.

Obs. 1) Coloque o óleo numa panela média e funda, coloque bastante óleo, depois que o óleo estiver bem quente abaixe a temperatura para que o cozimento seja por igual.

Obs. 2) Quanto mais molhado o pão mais macio fica, mas tome cuidado pra não molhar demais e dissolve-lo.